A resposta para essa pergunta é muito simples, mas não é muito fácil de ser colocada em prática. Você precisa empreender.
Não é muito fácil pois empreender significa superar desafios, aprender novas coisas, ter e colocar em prática novas ideias o tempo todo. Isso tudo sem falar nas demandas técnicas e práticas, como por exemplo fazer fluxo de caixa, executar o planejamento financeiro e de marketing do seu negócio, gestão de pessoas e de estoque, definição de políticas de bonificação dentre diversas coisas! O que pode complicar um pouco mais, é que todas elas são áreas completamente distintas.
Se preparar para seguir uma carreira empreendedora sólida e de sucesso, não é tão simples assim. Não há um curso de MBA que você possa fazer e que lhe garantirá o domínio de todos os conhecimentos necessários para fazer, tocar e crescer um negócio lucrativo. Mas existem algumas ferramentas e recursos que podem muito lhe ajudar, e isso, é fundamental que você que você corra atrás de se capacitar como empreendedor e como gestor!
Confira abaixo 7 dicas básicas que muito podem lhe ajudar no início da sua jornada rumo ao sucesso empreendedor:
Dica 1) Encontre um sócio que te complemente
Existem 3 atividades básicas e fundamentais na vida de qualquer empreendedor: vender, entregar o produto e gerir as finanças. Nenhum ser humano no mundo é capaz de fazer bem as 3 coisas! Você precisa encontrar um sócio que te complemente e que lhe ajude a administrar tudo, para juntos, poderem crescer!
Dica 2) Feito é melhor do que perfeito
Não perca muito tempo com longos planejamentos. leia e aprenda nos livros sobre metodologias de modelagem rápida como Lean Startup, Customer Development, Canvas, Lean Canvas, Value Proposition Design, Design Thinking. Construa protótipos e produtos mínimos viáveis (MVP) que possam te ajudar a validar as hipóteses.
Saia do prédio e vá para a rua, coloque a mão na massa e repita o processo até que o negócio comece a ganhar força e evoluir.
Se tiver que falhar, falhe rápido e continue em frente. Se você não cometer erros, é porque está indo devagar demais.
Dica 3) Fale sua ideia para todo mundo
Sabe aquele mito de que “alguém irá roubar sua ideia”, então, esqueça-o de vez. Quanto mais você expor da sua ideia, mais vai ser bombardeado, mais vai conseguir enxergar os pontos fracos e mais, se for inteligente, irá aproveitar os feedbacks para melhorar seu produto e também seu modelo de negócio.
Eventualmente você será copiado por alguém, mas isso será um sinal de sucesso, pois você estará 1.000 feedbacks à frente de quem te copia.
Dica 4) Validou sua ideia? Agora, cloque-a em prática
Agora que sua idéia já foi validada, vá a todos os eventos, feiras, congressos, adicione e seja adicionado por todos no LinkedIn, tente chegar no tomador de decisão. Seu objetivo agora é conseguir o máximo de clientes possível e validar o modelo operacional.
Sua grande meta nesta fase é ter um problema que todo empreendedor sonha de ter: “vender muito e não saber como fará para entregar”.
Dica 5) Procurando aceleradoras, incubadoras ou investidores? O menos importante é o dinheiro!
Quando você for procurar um investidor (anjo, capital semente, venture capital…), uma aceleradora ou uma incubadora pense se eles agregarão mentoria, networking e sinergia.
E o princial de tudo, se você se identifica claramente com as pessoas que estão sentadas do outro lado da mesa, pois muito em breve, elas estarão sentadas do mesmo lado que você.
Por último, virão os aspectos econômicos do acordo
Dica 6) Construa uma cultura organizacional
Você seguiu todo checklist básico: identificou um problema claro de um mercado grande e em potencial, criou e validou uma proposta de valor diferenciada a partir de um produto inovador, elaborou um modelo de negócios viável e escalável, modelo operacional rodando, clientes sendo conquistados e retidos, processos melhorando continuamente, equipe contratada e se desenvolvendo…
O próximo passo é crescer de forma muito acelerada, porém, sustentável, protegendo-se dos copycats, que não tardarão a chegar. E qual é o segredo para isso?
Construir uma empresa baseada em valores, contratando pessoas melhores do que você e buscar diariamente um propósito e um sonho grande.
Você será copiado em preço, produto, posicionamento, modelo de negócios etc, mas sua cultura organizacional JAMAIS será copiada
Dica 7) Acredite, acredite, acredite, persista, não desista
Você é um novo empreendedor no Brasil e por isso precisa estar com o pé no chão. Durante seu caminho, você fatalmente irá encontrar grandes desafios como: burocracia, carga tributária muito pesada, pouco acesso a crédito, uma legislação trabalhista arcaica, concorrência desleal, gargalos de infraestrutura, pouca educação empreendedora e falta de profissionais qualificados.
Mas mesmo com tudo isso, não há motivo para pessimismo, temos que acreditar no Brasil e sonhar em construir um país de empreendedores, com grandes mudanças para nossa sociedade.
Lembre-se que “o que determina realmente QUEM VOCÊ É, não são suas qualidades ou habilidades, mas sim suas ESCOLHAS!”.