Muitas vezes você não precisa de ferramentas organizacionais extravagantes e de difícil configuração. Às vezes você necessita apenas de um programa que seja extraordinariamente simples e que não requer uma configuração complicada. Você só quer algo que funcione e que seja prático. Algo que você pode começar a usar imediatamente.
Se estas declarações condizem com sua forma de pensar, Tomboy pode ser uma adição fantástica para o seu computador de trabalho, seu computador pessoal ou para ambos.
O que é Tomboy?
Tomboy é um open-source livre, anotações programa com um sistema de ligação. É um software simples e que é fácil o suficiente para que qualquer pessoa consiga usar, porém, forte o suficiente para manter suas listas, datas, idéias e informações importantes bem organizadas e de fácil acesso: como uma espécie de versão remix-up do bloco de notas ou Stickies, mas não quase tão complicado como muitos dos outros programas populares de anotações disponíveis hoje, como Evernote, OneNote, Wunderlist ou Quip.
Tomboy foi inicialmente desenvolvido por Alex Gravemente. Sua última versão foi lançada em 2013. Tomboy é compatível com Linux, Unix, Windows e OS X.
Principais Recursos
Tomboy permite criar intuitivamente documentos ou “notas” que são então organizados em cadernos pela data em que foram modificados pela última vez. Mas há uma série de características que definem este programa como excelente, como as descrito abaixo:
Ortografia: Parece bobagem, certo? Porém, nem todos os programas de anotações incluem um corretor ortográfico? A resposta é surpreendentemente não. Muitos deles não. Assim, para as pessoas que ainda querem que seus jotas rápidas sobre papel digital para olhar direito, Tomboy pode ser um alívio.
Fonte Dimensionamento e Formatação: Existem algumas maneiras de personalizar seu texto usando Tomboy. Você tem apenas opções suficientes para diferenciar as seções de sua nota quando necessário, mas não tantas opções que você não pode tomar uma decisão. Tamanhos são pequenos, normal, grande e enorme. Você pode escrever em negrito, itálico, ou riscado.
Listas: Tomboy permite que você faça listas estruturadas, mas mantendo-se com o software é no-nonsense tom, não há qualquer frescura aqui. É uma lista rápida, com marcadores.
Recuo: Outra característica apreciada pelo tipo certo de pessoa, Tomboy permite criar parágrafos – novamente, algo que um monte de outras aplicações de anotações simplistas não têm.
Realce: Se você quiser chamar a atenção para informações importantes em sua nota, Tomboy inclui um recurso de destaque amarelo.
Ligação com a Web: Com Tomboy, digitando um site ou endereço de email desliga-se automaticamente o texto em um link para acessar a web; no entanto, você pode optar por vincular todo o texto para um site da mesma forma que você gostaria de acrescentar um link em um documento do Word.
Ligando para Itself: Provavelmente o mais exclusivo de recursos do Tomboy, Tomboy funciona como uma espécie de wiki. Se você mencionar um assunto em sua nota que já foi mencionado em uma nota anterior, Tomboy irá acessar essa nota prévia e permitir que você ligar para ele.
Não quebrado Links: Se você decidir mudar o título de sua nota, Tomboy também irá fazer ajustes em seus links.
Pesquisa: Outra ferramenta extremamente valiosa que não o suficiente outros programas de anotações ter. Tomboy permite que você facilmente procurar tópicos dentro de suas notas.
Auto-save: Quem não gosta de ter um programa que tira a tarefa de ter que lembrar de salvar o seu trabalho?